Documentário


Cultura Negra: Identidade e Diferença em Blumenau


Divulgação

Este documentário nasceu da Lei 10.639 e a necessidade de inserir o debate sobre a história e cultura afro-brasileira nas salas de aula. Mas, primeiramente foi necessário problematizar o tema da identidade e diferença para não cairmos nos lugares comuns e reforçar os estigmas e a perpetuação da exclusão. Não bastaria incorporar esta temática e inseri-la em mais uma peça do “mosaico cultural” contemporâneo, utilizando recursos pautados na retórica da “tolerância das diferenças”. Aqui evidenciamos a necessidade de tomar a identidade fora de sua marca racial e essencialista, para compreendê-la como uma construção lingüística, e por isso, no campo das relações de poder. Isto significa colocar em questão os binarismos em torno dos quais as diferenças se organizam.
Esta discussão é urgente em uma cidade como Blumenau onde a afirmação étnica é uma constante nos discursos políticos e culturais. Falar de identidade afro-brasileira é justamente a possibilidade de tratar do discurso do contrário, das margens, dos territórios e, sobretudo, indicar os limites e incoerências que todo discurso identitário carrega consigo. Assim como a roda que gira para se reconfigurar, este vídeo está neste lugar de fronteira. É somente ali que é possível compreender a produção das diferenças e suas implicações políticas: os limites entre a exclusão e a afirmação. Afinal, não basta tolerar ou celebrar as diferenças, é preciso problematizá-las.

Links para acesso:
parte 06: http://www.youtube.com/watch?v=wF68BxC16CY

Locais de exibição:

FURB - Universidade Regional de Blumenau
Fundação Cultural (Blumenau)
Rancho do Pastel (Blumenau)
Festival Catavídeo (Florianópolis)
Université Franche-Comté, Master Theatre e Culture du Monde (Besançon/França)

Saiba mais:

“Memória Afro-brasileira” - Jornal de Santa Catarina, 19/11/2013 – Caderno de Lazer:
  
Artigo: "Identidade negra: Cultura afro-brasileira e diferenças na construção da história blumenauense são discutidas em documentário".

Jornal de Santa Catarina, 01/10/2013:

Blog - Universidade Regional de Blumenau - FURB, 01/10/2013:

Portal Desacato, de Florianópolis, 06/10/2013:

Blog Evs Notícias:
http://botecoevs.wordpress.com/2013/10/06/identidade-negra-cultura-afro-brasileira-e-diferencas-na-construcao-da-historia-blumenauense-sao-discutidas-em-documentario/